domingo, 9 de janeiro de 2011

Panelas de doceiras

Aproveitando que ando postando sobre meus bolos, aqui vai uma boa dica culinária: tenha sempre panelas e leiteiras exclusivas para fazer seus doces.
Panelas que se usa para cozinhar diariamente sempre deixam um leve gosto e cheiro de comida (óleo, temperos e sal) nos doces, mesmo as de inox. Toda boa doceira ou cozinheira sabe (ou deveria saber) disso.

Panelas 2


E isso é algo bem desagradável, pois muitas pessoas sentem esse cheiro ou gosto estranho ao comer o doce. Não são todos que percebem, mas para os mais sensíveis, podem vir a concluir que faltou higiene na confecção do alimento, ou até mesmo sentir nojo. É comum sentirmos essa sensação quando comemos alguns brigadeiros caseiros…

panelas-le-creuset-ovenstak casadedesign-blogspot

Agora a dica:
Caso você não tenha uma panela exclusiva para doces, não entre em pânico! Ainda tem solução.
Ferva por alguns minutos água com açúcar (1 xíc. de chá para cada litro de água) na panela que irá usar, antes de utilizá-la para fazer o recheio ou doce. Lave bem a panela, seque e cheire. Se ainda sentir um cheiro forte de comida, repita a operação. Aprendi isso com a minha tia-avó-materna, a Tia Sally, e ela com minha bisavó, a Vó Dija.

Panela Vintage 2

Pode não resolver 100%, mas com certeza seu doce ficará com um aroma e gosto bem mais agradável.