domingo, 13 de junho de 2010

Vintage ou Retrô?

Os termos Vintage e Retrô  costumam gerar uma certa confusão, e muitos pensam até que sejam a mesma coisa. Então, só para esclarecer a quem possa interessar, resolvi postar o que diferencia um do outro.

Estilo Vintage:

Apesar da palavra ter sua origem ou significado na colheita de uvas, de vint relativo à safra de uvas e age de idade, essa palavra foi adotada para denominar os estilos marcantes usados nas décadas de 1920 até 1960, principalmente na moda, mas que pode abranger também a decoração, o design de objetos, as jóias, a arquitetura entre outros.
O importante é saber que para ser considerado Vintage, os objetos ou roupas devem ser autênticos dessa época, com a aparência de antigo, usado, desgastado (não obrigatoriamente, pois ainda encontramos hoje algumas peças vintage que nunca foram usadas…).

Esse estilo na atualidade é caracterizado principalmente pelas Pin-ups, as modelos e atrizes que posavam para desenhos e pinturas sensuais (e ao mesmo tempo com ar de ingênuas), e que foram muito utilizadas em calendários nessa época, o que originou o seu nome, pois eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin up), e que posteriormente começaram a serem produzidos em massa como pôsteres.

01_(92) - Cópia 00055 - Cópia 00079 - Cópia

Estilo Retrô:

São estilos atuais inspirados em épocas passadas, como a própria palavra diz: atrás, para trás.

Para que uma peça de roupa, de design, arquitetônica ou qualquer outra coisa seja chamada de Retrô, ela deve ser nova, feita nos dias atuais utilizando-se das formas de um estilo do passado. Nesse caso podemos abranger diversas épocas além do estilo Vintage, como os anos 70, 80, 90, ou até mesmo épocas mais antigas.