Vintage ou Retrô?

Os termos Vintage e Retrô  costumam gerar uma certa confusão, e muitos pensam até que sejam a mesma coisa. Então, só para esclarecer a quem possa interessar, resolvi postar o que diferencia um do outro.

Estilo Vintage:

Apesar da palavra ter sua origem ou significado na colheita de uvas, de vint relativo à safra de uvas e age de idade, essa palavra foi adotada para denominar os estilos marcantes usados nas décadas de 1920 até 1960, principalmente na moda, mas que pode abranger também a decoração, o design de objetos, as jóias, a arquitetura entre outros.
O importante é saber que para ser considerado Vintage, os objetos ou roupas devem ser autênticos dessa época, com a aparência de antigo, usado, desgastado (não obrigatoriamente, pois ainda encontramos hoje algumas peças vintage que nunca foram usadas…).

Esse estilo na atualidade é caracterizado principalmente pelas Pin-ups, as modelos e atrizes que posavam para desenhos e pinturas sensuais (e ao mesmo tempo com ar de ingênuas), e que foram muito utilizadas em calendários nessa época, o que originou o seu nome, pois eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin up), e que posteriormente começaram a serem produzidos em massa como pôsteres.

01_(92) - Cópia 00055 - Cópia 00079 - Cópia

Estilo Retrô:

São estilos atuais inspirados em épocas passadas, como a própria palavra diz: atrás, para trás.

Para que uma peça de roupa, de design, arquitetônica ou qualquer outra coisa seja chamada de Retrô, ela deve ser nova, feita nos dias atuais utilizando-se das formas de um estilo do passado. Nesse caso podemos abranger diversas épocas além do estilo Vintage, como os anos 70, 80, 90, ou até mesmo épocas mais antigas.

Comentários

Solange Honorato disse…
Que delícia de postagem! Patrícia, adorei sua ideia de mantermos contato. Qdo souberes de algum evento, é só me avisar. Eu farei o mesmo.Beijosss

Postagens mais visitadas