Resposta a comentário anônimo sobre brinquedo de criança


Gente! Acho que o Criativo dom vai se transformar em Criativo polêmico.
Olhem que absurdo o comentário de uma pessoa "anônima" que recebi agora pela manhã sobre um personagem que fiz ano passado para meu filho Vítor brincar. Vejam o post com o comentário publicado imediatamente após o recebimento (hoje).

Caso não consigam ler, o texto é o seguinte:



"isso é plagio
vc nao citou que o personagem nao foi criado por voce
o nome real dele é domu e existem direitos autorais cobrindo ele. é um personagem muito famoso so voce achou que ia enganar alguem.
espero que vc seja mulher suficiente para ACEITAR O COMENTARIO e admitir o que fez.nós nao vamos nos calar."

Bem, em primeiro lugar, nunca ouvi nem tive ciência de que exista alguma lei que proiba as mães de fazerem qualquer personagem público que veicule por aí para o seu filho. Observem na foto acima, o estado em que se encontra o Mafagafo do Vítor... A isso se chama "plágio"?
Em momento algum, disse que o Mafagafo era criação minha. Mesmo porque se o fosse, certamente eu colocaria a marca d'agua com o nome "Cria Trecos", que uso quando postos minhas criações. E até mesmo recriações, pois nada é imutável e impossível de ser pensado e executado igual ou semelhantemente por duas ou mais pessoas em lugares, momentos e circunstâncias diferentes.
Preste um pouquinho mais de atenção ao que vê e lê, anônimo! Ao menos olhe outros trabalhos do autor do blog para ver como ele costuma postar, se costuma"plagiar", não dar créditos...
A pessoa que criticou o "Meu Mafagafo", além de anônima (poderia ter colocado um e-mail para resposta), nem mesmo conhece o que está defendendo!!! Pois vejam abaixo o que encontrei na pesquisa de imagens do Google ao pesquisar "domu":

Nem me dei ao trabalho de acessar qualquer link da pesquisa, pois não vi nenhum Mafagafo ali, e também porque o anônimo  provavelmente não sabe nem escrever (ou desconhece) o nome do que está defendendo (e não sabe português tb, porque teclado não é sinônimo de não se utilizar espaços, maiúsculas, acentos, não revisar o que foi escrito fora de bate-papo on line, ainda mais se quer ver publicado seu comentário, etc...).
Achei a forma correta do nome do tal personagem através do meu filho de 11 anos, e aparece na Desciclopédia como "Mafagafo", mas não vou dizer aqui, ele que pesquise o correto se quiser saber.
Conheci como Mafagafo e assim vai ficar para mim.
Quando meu filho passou dias me pedindo para fazer um Mafagafo, personagem das Parlendas infantís, pedi a ele que o desenhasse para mim. Ele fez direitinho, e só para entender melhor os detalhes, pedi que pesquisasse o tal bicho no Google para que eu o fizesse. E vejam a pesquisa por "Mafagafo":

A partir das imagens acima, eu o fiz, achei lindo, meu filho ficou feliz, postei e vou postar smpre o que eu produzir. Não tenho por hábito não dar créditos, mas uma coisa com milhões de fotos e citações na internet, é impossível de fazê-lo. Não tenho meios de saber o verdadeiro criador, o verdadeiro nome e nem mesmo quando surgiu. E esse é o caso do Mafagafo.
O "anônimo", caso queira cobrar alguns direitos autorais, o que eu duvido muito, deve investigar e cobrar primeiro de todos esses outros sites, pessoas, empresas, que utilizaram o bicho anteriormente ao post do "Meu Mafagafo (do Vítor)". Inclusive aparece assim como Mafagafo na Desciclopédia como podem ver abaixo. Caracterizados, discutidos, comentados e até em desfiles de moda...



Bem, é só. No próximo post estarei colocando algumas coisas minhas, pingente de crochê e chaveiros com peças em papel machê.
E desculpem-me os crafts, artesões, pessoas que fazem trabalhos manuais, handmades, etc, por mais essa polêmica ao invés dos trabalhos.
Ah! E podem fazer qualquer coisa publicada em meus blogs, para seus filhos, maridos, mães, amigas, para dar a quem quiserem. mesmo porquê não existe meios de impedir, a menos que se esconda num cofre, não se divulgue. Para quem é pessoa física, pode fazer até para vender e aumentar a sua fonte de renda.
E se alguma empresa se apropiar indevidamente das minhas criações, só tenho uma coisa a dizer: Mais tem Deus a dar do que o Diabo a tirar... Não vou me estressar, não vale a pena.
É para dividir coisas boas que eu posto, e não para me exibir, aparecer ou lucrar!
Responda você agora, anônimo! E se mostre, não se esconda no anonimato. Diga quem são o "nós nao vamos nos calar", fale, apareça!


Comentários

oi Karina! ai ai.. este apo de copiar de im, eu sou donade.. fui eu que criei... canseii deste apo - já fiz coisas que vi por aí - modifiquei, e adona" se dizia dona, autora, criadora, a mesma coisa que está cheia nos blogs estrangeiros, revistas... e depois uma arvore - ai jezuiisss socorre- ela também era autora da tal arvore me atacou de tudo que é maneira, procurei no google e o que tinha de arvore e casinhas e coração... nada da dita cuja ..
as esta pessoa que te escreveu podia ter entrado no teu email com nome , ou com blog e com o certificado autenticado pelo cartório-
e eu disse a mesma coisa - não quer que peguem ideias, cria um site fechado, coloca num museu.. e copia é tu colar do blog alheio e colocar como se fosse teu, no momento que todos estão fazendo e tu coloca o teu jeitinho não é cópia-
eu te entendi perfeitamente e acho que está corretissima- e nós não vamos nos calar!! nós quem?? ela falou que espera que vc seja muler suficiente para aceitar o comentário , então que seja mulher(ou homem) suficiente para mostrar a cara também não atrás de m anônimo- que feio!
bom eu como não tenho mais criança nem sei destes personagens -mas que é fofinho é! quant drama !
bjs

Postagens mais visitadas