Unidade, Dezena e Centena

Fiquei um tempo sem postar, mais de 15 dias. Primeiro porque recebí a visita da minha irmã e depois, dei um mal jeito nas costas e fiquei alguns dias "de molho", sem sentar, só deitada.

Algum tempo atrás, em 2002 exatamente, a minha amiga Débora me pediu para criar um instrumento que facilitasse a explicação e compreensão das unidades, dezenas e centenas, para seus alunos particulares de primeira série.

Criei um jogo, com várias opções de utilização, com materiais bem simples, como quase sempre: caixas de papelão, caixas de sabão em pó, guache, tesoura, régua e cola. Ah! também fiz carimbos em EVA, para os números.

O processo é foi simples: primeiro fiz dois retângulos com 5 colunas verticais e 13 colunas horizontais, de 3cm cada. Total 15cm x 39cm.

Em um dos retângulos, cortei o miolo, deixando 3cm em toda a volta, formando uma moldura, e colei sobre o outro retângulo.

Com o retângulo menor que sobrou do miolo, de 9x30cm, retirei uma faixa de 3cm, ficando então dois retângulos, um de 3x33cm e outro de 6 x33cm.

Esses dois retângulos servem para cobrir parte do jogo, conforme se queira trabalhar com as unidades ou as dezenas. Para as centenas não se cobre nenhuma parte, utilizando as três colunas. Nessas duas partes colei uma alcinha de papelão para facilitar a movimentação.

Os números e o "U", "D" e "C", fiz com a caixa de sabão em pó, que é bem forte, na medida de 2,9x2,9cm. No lado impresso colei outro cartão qualquer para depois pintar.

Recortei os números em EVA e colei no fundo dos antigos potinhos de filme e carimbei com guache preto os quadradinhos.

O total de números é 33, sendo 11 de cada cor diferente de fundo, o "U", "D" e "C" são carimbados um em cada cor.

Depois os acomodei em uma caixinha de remédios reciclada com pintura.No mais, é só explorar com as crianças todas as possibilidades que se pode encontrar no "jogo".

Comentários

FazendoArte disse…
Otima dica
e é as crianças adoram jogos


(tem desafio lá no blogue, vou ficar contente que participe)

bjs

Postagens mais visitadas